Encontre por PEÇA
CÓDIGO ORIGINAL
Encontre por VEÍCULO
Home - garantia

Garantia

Garantia significa a responsabilidade de entregar um produto isento de defeitos e em condições de funcionamento. Ela é de responsabilidade do fabricante do produto, que por meio dela assegura ao consumidor que o produto funciona conforme sua especificação, desde que seguidas às condições de aplicação. A garantia é um atributo garantido segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e é oferecida na hora da compra do produto. Ainda segundo o Código de Defesa do Consumidor o prazo de garantia mínimo para produtos duráveis é de 90 dias, mas pode ser estendido conforme escolha do fabricante.

O tipo do defeito identificado vai qualificar a garantia ou não do produto.  De maneira geral,  listamos alguns tipos de defeitos mais comuns: 

  • Defeito de fabricação: este é o único tipo de defeito onde a garantia é certa desde que o produto esteja dentro do prazo de garantia.
  • Defeito ocasionado por armazenamento: o local e a forma de armazenagem devem ser considerados com atenção, como por exemplo, posição vertical ou horizontal e limite máximo de empilhamento quando armazenados em caixas de papelão.
  • Defeito de manuseio: Esse tipo de defeito ocorre, por exemplo, no momento de abrir a embalagem. Uma lente de farol riscada por objeto cortante utilizado no momento de retirar a lente da embalagem.
  • Defeito ocasionado durante o transporte da peça: são defeitos ocasionados por queda da peça ou por transportar sobre a peça algum outro produto pesado que a danifique, etc.
  • Defeito ocasionado por aplicação incorreta: este defeito é talvez o mais comum e é ocasionado pela montagem e/ou instalação errada do produto ou pela utilização do produto errado no veículo de aplicação. Esse é provavelmente o tipo de defeito mais frequente nos casos de perda de garantia do produto.

Mas como funciona a garantia? O processo funciona da seguinte maneira. O comprador apresenta o produto ao fornecedor juntamente com a nota fiscal, o produto, os componentes do produto e o certificado de garantia preenchido, se houver certificado. O fornecedor irá realizar a análise técnica da peça para garantir que não houve erro de aplicação ou nenhum outro tipo de problema ocasionado por manuseio ou armazenagem incorreta. Em alguns casos a peça será reposta na mesma hora e em outros ela deverá ser enviada ao fabricante para que ele possa realizar sua própria análise técnica e decidir se concede o direito de garantia ou não. Neste último caso, o processo pode levar até 30 dias. Quando isso ocorrer o distribuidor pode negociar a venda de outra peça igual ao cliente enquanto aguarda a resposta do fabricante e nos casos em que a garantia é procedente o valor pago é devolvido ao cliente em até xx dias corridos.

Para maiores informações ou dúvidas, entre em contato conosco pelos canais abaixo:

Telefone: (11) 3723-3130

Whatsapp: (11) 98901-4304

email: [email protected]